O Ministério da Saúde afirmou que o quadro do paciente de 38 anos, que procurou auxílio médico após apresentar sintomas da doença, não se enquadra nos critérios epidemiológicos

O município de Balsas, distante 810 km de São Luís, descartou a presença de um caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox), após a Secretaria de Estado da Saúde (Ses) examinar os exames médicos.

O Maranhão segue sem nenhum caso da doença confirmado.

Segundo A Ses, o Ministério da Saúde afirmou que o quadro do paciente de 38 anos, que procurou auxílio médico, na última sexta (17 junho), após apresentar sintomas da doença não se enquadra nos critérios epidemiológicos.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Balsas

Nessa semana, a Secretaria de Saúde do Município de Balsas informou um caso suspeito de Varíola dos Macacos à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o prefeito Erick Silva (PDT), exames realizados foram encaminhados para a capital. Todos os protocolos de segurança foram tomados. O paciente é um viajante recém chegado em Balsas.