Empresário teve nome aprovado em assembleia de acionistas na quarta e substitui o general Silva e Luna na presidência.

O empresário José Mauro Ferreira Coelho vai tomar posse como novo presidente da Petrobras nesta quinta-feira, 14, no Rio de Janeiro. A cerimônia tem previsão de início às 15 horas.

Na noite da última quarta-feira, a Assembleia de Acionistas da Petrobras aprovou o nome de José Mauro Ferreira Coelho para integrar o conselho de administração, formalizando o caminho para o empresário assumir a presidência.

Ferreira Coelho assume como presidente da companhia em substituição ao general Joaquim Silva e Luna, demitido no final de março pelo governo federal, em meio à crise pela alta de preços de combustíveis.

José Mauro Coelho

O nome de Coelho foi escolhido pelo governo federal em 6 de abril, dias depois de o economista Adriano Pires desistir da indicação, em meio à polêmica sobre um eventual conflito de interesse, por sua atuação como consultor de mercado.

Coelho foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética. É bacharel em Química Industrial, mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Mauro Coelho assumiu a diretoria da Empresa de Pesquisa Energética em 30 de novembro de 2016. Em sua carreira, acumula quase três décadas de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Também foi professor de graduação e pós-graduação, com três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados em periódicos de congressos nacionais e internacionais.