Pré candidato falou sobre a produção de ovos e aves, além de couros e sucos, destacando que 80% do que é consumido aqui é trazido de outros estados.

O pré-candidato ao Palácio dos Leões, Simplicio Araújo (Solidariedade), falou nessa semana sobre a criação de postos de trabalho no estado através das riquezas naturais.

Por meio de vídeo publicado nas redes sociais, o suplente de deputado federal mostrou o potencial enorme do Maranhão para a produção de ovos e aves, além de couros e sucos, destacando que 80% do que é consumido aqui é trazido de outros estados.

“Todos os ovos que a gente comia aqui vinham de outros estados. Consegui melhorar a situação, mas é preciso muito mais. Temos um potencial enorme para produzir mais e estimular o desenvolvimento não só do ovo, mas do couro, aves e outros potenciais. É trabalhar, é botar a mão na massa. Eu sei como fazer”, garantiu.

Quando o presidente do Solidariedade no Maranhão fala que conseguiu melhorar a situação, ele lembra que, no ano passado, ainda com a recessão econômica e a pandemia da Covid-19, a cadeia da avicultura avançou no estado durante período que esteve à frente da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão. O segmento contou com a criação de mais de 300 empregos diretos, a partir do funcionamento pleno de mais um abatedouro no Maranhão, viabilizado pela SEINC.

“Mesmo na crise econômica e agora, também durante a crise sanitária, a avicultura maranhense tem mostrado sua força e seu potencial de crescimento e geração de empregos e renda”, analisou Simplício Araújo à época

A Agronor Alimentos, por exemplo, reforçou o posicionamento do Maranhão no mapa da Avicultura Nacional. A empresa produz 200 mil ovos por dia e com ampliação da capacidade de produção total para 1 milhão de ovos diariamente.

Simplício Araújo acredita que é necessário pensar o desenvolvimento com a iniciativa privada, setor capaz de alavancar a economia através da geração de postos de trabalho. Para isso, busca explorar o potencial que o Maranhão possui, pois o que é produzido eficientemente aqui deixa de ser exportado por alguém.