Segurança tira jornalista do ar ao vivo em Pequim, na China

O correspondente Sjoerd Den Daas foi tirado de cena ao vivo por um segurança enquanto transmitia detalhes sobre os Jogos Olímpicos na China.
Na noite da quinta (3), o correspondente Daas estava em frente a um estádio em Pequim, sede do evento esportivo, realizando transmissão para a emissora holandesa NOS Nieuws, quando o segurança chinês o agarrou.
“Agora estamos sendo retirados daqui […] Acabamos de ser expulsos de outra área, então, temo que teremos que retornar mais tarde.”, afirmou o jornalista, ao tentar resistir à investida do segurança.
Onze correspondent @sjoerddendaas werd om 12.00u live in het NOS Journaal door beveiligers voor de camera weggetrokken. Helaas is dit steeds vaker de dagelijkse realiteit voor journalisten in China. Hij is in orde en kon zijn verhaal gelukkig een paar minuten later afmaken pic.twitter.com/GLTZRlZV96
— NOS (@NOS) February 4, 2022
Marcel Gelauff, editor-chefe da emissora holandesa NOS Nieuws, chamou o evento de “uma ilustração dolorosa” do estado da liberdade de imprensa na China.
“Daas sempre mostrou como é difícil ser jornalista na China. Há uma tendência de longo alcance para restringir as liberdades, e isso pode ser ainda mais forte por causa da coroa”, afirmou o editor-chefe por meio de nota.
Gelauff ainda alegou que não sabe por que o segurança interrompeu a transmissão.
VEJA TAMBÉM
- Presidente da China intensifica lockdown em Xangai
- China produz documentário que exalta Putin como herói, diz jornal
- O poder bélico avassalador da Rússia
- Quais são os países que apoiam Putin no conflito com a Ucrânia?
- Aliada da Rússia, China chama EUA de “irresponsável”
- Twitter suspende conta do empresário Luciano Hang