PF deflagra operação contra fraude previdenciária no Maranhão

A Polícia Federal deflagrou, na última semana, a operação “Criptônimo” com o intuito de reprimir crimes de falsificação de documentos e estelionato previdenciário.
Em ação conjunta com o Grupo de Pronto Emprego – GPE da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon/MA, foi cumprido mandado de busca e apreensão em residência de casal envolvido com documentos falsificados, cartão de conta de benefício previdenciário fraudulento e comprovantes de saques em nomes falsos dos investigados, com origem no estado maranhense.
Na ocasião, foi localizada arma do tipo espingarda e munições no local, acarretando na lavratura de Auto de Prisão em Flagrante em relação aos envolvidos, pelo artigo 12 da Lei nº 10.826/2003. Considerando a possibilidade de identificação de drogas no local, foi empregado na operação o cão K9 Radar, tendo sido importante fator de identificação de objetos ilícitos durante as buscas.
O nome da operação teve como fundamento a identificação da utilização de nomes falsos pelos envolvidos através de saques mensais dos benefícios previdenciários fraudulentos. “Criptônimo” tem como significado “denominação genérica do que dissimula ou oculta um nome real”.
VEJA TAMBÉM
- Lahesio Bonfim confirma apoio a reeleição de Roberto Rocha
- Secretário de segurança aponta queda de violência na Grande Ilha
- Braide reage à violência no transporte público de São Luís
- Ciganos assassinam um homem com vários tiros no MA
- O Massoterapeuta acusado de assédio sexual em São Luís
- Motorista de ônibus é esfaqueado no exercício de sua função