A alta nos últimos 12 meses foi de 7,5%. No mês passado, em janeiro, o índice de preços ao consumidor no país subiu 0,6% na comparação com dezembro.

O Departamento de Trabalho do governo norte-americano informou, nesta quinta, que a inflação nos EUA acumulou crescimento de 75% nos últimos 12 meses, o que significa o maior avanço anual desde 1982.

No mês passado, o índice de preços ao consumidor no país subiu 0,6% na comparação com dezembro, cujo resultado foi impulsionado, principalmente, pelas altas de alimentos (0,9%), eletricidade (4,2%) e moradia (0,3%). Analistas do mercado esperavam um crescimento de 0,4% na base mensal e de 7,3% na anual.

A economia dos Estados Unidos vem enfrentando uma inflação alta, principalmente devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre as cadeias de abastecimento. O custo de vida elevado no país já começou a afetar a popularidade do presidente Joe Biden.

A inflação norte-americana está bem acima da meta de 2% estipulada pelo Federal Reserve, o Fed (o Banco Central norte-americano) e preocupa as autoridades econômicas.