O vereador conta com apoio do presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho; de Raimundo Penha, que abriu mão da disputa; e do prefeito Eduardo Braide.

O vereador Dr Gutemberg Araújo (PSC), lançou, de forma oficial, nesta segunda (17), sua pré-candidatura à presidência da Câmara Municipal de São Luís. O parlamentar conta com apoio do atual presidente Osmar Filho (PDT); de Raimundo Penha (PDT), que pretendia concorrer à presidência, mas abriu mão da disputa e, de imediato, anunciou apoio ao Dr Gutemberg; e do prefeito Eduardo Braide (PODEMOS).

Inicialmente, vereador conta com o apoio de 13 parlamentares, somado ao seu nome, o que totaliza 14 vereadores, dentre eles, o atual presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT). Além de Dr Gutemberg e Osmar, estão no projeto os vereadores do PDT – Nato Júnior e Raimundo Penha; do PMN – Álvaro Pires, Markus Castro e Ribeiro Neto; Chico Carvalho (PSL); Daniel Oliveira (PL); Karla Sarney (PSD); Marlon Botão Filho (PSB); Octávio Soeiro (Podemos); Rosana da Saúde (Republicanos) e Silvana Noely (PTB).

A presença e apoio do prefeito de São Luís Eduardo Braide tem um simbolismo importante, pois agora ele entra na disputa da presidência da Câmara Municipal de São Luís deixando claro que está apoiando Dr Gutemberg. Além disso, é sua primeira posição política desde que assumiu o mandato à frente da gestão municipal, em janeiro de 2021, cujo posicionamento indica como o prefeito pretende conduzir sua gestão, acena para influências no processo eleitoral de outubro e, também, na sua própria reeleição.

Na reunião com apoiadores, foi enfatizado o perfil do Dr Gutemberg, pois apresenta características agregadoras por conseguir dialogar com todas as correntes políticas, humildade para ouvir os anseios dos colegas e receber todos em seu gabinete para ouvir suas demandas em prol de São Luís, além da experência devido ao seu histórico e currículo acumulado em seus 5 mandatos de vereador.

O gesto do prefeito já movimenta fortemente os bastidores da Casa e deve ter desdobramentos nas próximas semanas, cuja eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís está marcada para o início de abril.