Ante o déficit na pasta, a ação de ampliação do efetivo é de suma importância já que o último certame ocorreu há mais de 10 anos.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou, nesta quarta (12), a realização de concurso público para a Guarda Municipal. É o primeiro seletivo de sua gestão, cujo certame vai ofertar, ao todo, 100 vagas e o novo edital deve ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano.

“Ainda durante a campanha para prefeito de São Luís, eu disse que o primeiro concurso que eu autorizaria seria para a guarda municipal. Por isso, vim hoje à nossa Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania especialmente para fazer esse anúncio, pois sei das necessidades que o município enfrenta em suas ações de segurança em razão do baixo efetivo que dispomos. Incrementando novos servidores no efetivo da Guarda Municipal de São Luís, vamos poder ampliar as ações que estamos realizando desde o ano passado, como, também, garantir mais segurança aos ludovicenses”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Ante o déficit no número de guardas municipais, é importante reconhecer a importância da realização deste novo concurso para ampliação do efetivo da Guarda Municipal, já que o último certame ocorreu há mais de 10 anos. O último concurso que houve para a contratação de guardas aconteceu em 2007. Desde então, nenhum outro seletivo foi realizado, e o quantitativo de profissionais foi caindo gradativamente.

Com a realização do concurso, a Prefeitura de São Luís vai fortalecer ainda mais a segurança municipal, de modo a reforçar os trabalhos na redução do número de homicídios na cidade, pode implementar políticas públicas direcionadas à juventude, combater a violência contra grupos vulneráveis e resguardar a segurança dos cidadãos em espaços onde o efetivo municipal tem se feito presente desde o ano passado, como nos terminais de integração de ônibus da capital maranhense.

Inclusive, neste último caso, sabendo que a Polícia Militar do Maranhão realiza algumas operações específicas para combater assaltos a ônibus, ainda assim os números são elevados. Por conta disso, torna-se fundamental intensificar e ampliar as ações contra roubos e furtos, realizando operações com a guarda municipal armada nos trechos vulneráveis a esses crimes.

Durante a visita à Semusc, Eduardo Braide comunicou mais uma ação de valorização da categoria e entregou equipamento que os guardas devem usar nas operações, com o objetivo de garantir a integridade dos bens, serviços e instalações municipais.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal também anunciou ao efetivo da SEMUSC a promoção de todos os servidores que estiverem aptos para o progresso de cargo e realizou, ainda, a entrega de 100 coletes balísticos para reforçar o trabalho dos guardas durante as operações e atividades realizadas pelo órgão em São Luís.

“Vim comunicar, ainda, a promoção dos servidores que estiverem aptos a serem promovidos e, também, para entregar coletes balísticos para reforçar as operações que os nossos guardas executam para proteger os bens do município”, pontuou Eduardo Braide.

A promoção dos servidores aptos ao progresso de cargo é considerada mais um grande avanço para a Semusc. De acordo com o titular da secretaria, Marcos Affonso, a ação tem reflexo direto nos objetivos estipulados pela corporação, gerando ganhos imensuráveis para a população ludovicense.

“Esse processo de promoção, que o prefeito garantiu ocorrer de forma célere, vai impactar positivamente nos serviços que prestamos à sociedade. Junto com ela virão direitos, mas, também, deveres e muitas responsabilidades. A promoção dos nossos servidores significa o reforço do nosso alicerce e a garantia de um trabalho ainda melhor”, disse.