A sétima edição da OLP buscou apoiar os professores da rede pública na avanço da prática de ensino, leitura e escrita.

A professora Dayane da Costa Silva, do município de Bacabal/MA, foi uma das vencedoras da 7º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) 2021. O anúncio do resultado final ocorreu neste mês de dezembro.

Na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) 2021, a novidade foi o protagonismo dos profissionais da educação, escrevendo seu relato de prática e reconhecimento de produções dos alunos realizadas de forma coletiva.

“Ao final de um ano difícil como este, sinto uma enorme satisfação em estar entre os quatro vencedores nacionais, na categoria Crônica! Trazer esse título inédito para minha cidade, principalmente para minha comunidade escolar, deixa meu coração quentinho de felicidade”, declarou Dayane ao se referir sobre seu texto vencedor da categoria Crônica, com o título “Ressignificação: a metodologia para uma nova realidade”.

“[…] Trabalhei às oficinas com os alunos, discuti, produzi, incentivei-os, procurando superar as dificuldades […] Através da prática e escrita do relato pude levar comigo a minha turma do 9º ano da escola Eligio Almeida, do bairro Trizidela em Bacabal – MA, para uma dimensão completamente diferente”, afirmou a professora, cuja escola fica localizada no bairro Trizidela, um dos mais carentes do município e que sofre bastante discriminação pela ocorrência de crimes.

Dayane da Costa é licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e atua como professora contratada temporária na UEF Deputado Elígio Almeida, instituição de ensino da rede pública municipal de educação de Bacabal.

A 7º Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 possuiu mais de 112 mil professores e escolas de todos os estados brasileiros inscritos. A OLP faz parte do Programa Escrevendo o Futuro que tem como parceiros o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Canal Futura, Fundação Roberto Marinho e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).