O paciente, de 10 anos, do sexo masculino, recebeu atendimento em rede hospitalar particular.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de Influenza subtipo H3N2 no Maranhão, cujo caso segue sendo observado por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

A SES informa que o resultado da amostra coletada em 15 de dezembro foi disponibilizado nesta quarta-feira (22) e o paciente, que se trata de um menino de 10 anos, foi atendido em hospital particular com sintomas de febre, obstrução nasal e tosse, evoluiu para cura. A Secretaria de Estado de Saúde também reforçou que os municípios maranhenses já foram orientados sobre a sazonalidade e o crescimento de doenças respiratórias no Brasil, e alertados sobre a circulação de Influenza A (H3N2) e outros vírus respiratórios.

Todos os municípios do Estado também foram notificados através de uma nota da SES em conjunto com o Laboratório Central do Maranhão (Lacen), cujo laboratório encaminhou amostra do caso para sequenciamento genético no laboratório de referência, o Instituto Evandro Chagas, no Pará, para confirmação da linhagem Darwin.

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece para a população que o paciente deve procurar atendimento na unidade de saúde de referência municipal em caso de sintomas gripais.