O levantamento foi feito no momento que o país enfrenta clima de incerteza em relação ao surgimento da variante Ômicron.

O instituto PoderData realizou – em 489 municípios das 27 unidades federativas – uma pesquisa que aponta que 87% dos brasileiros são contra à realização do Carnaval em 2022.

Mais de 3 mil pessoas foram ouvidas pelo estudo, mas apenas 9% disseram ser favoráveis, enquanto 4% não souberam responder. “É a primeira vez que o levantamento faz essa pergunta aos entrevistados”, segundo o PoderData. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

O levantamento ocorre em um momento que o país enfrenta clima de incerteza em relação ao surgimento da variante Ômicron.

Atualmente, nem a vacina é capaz de conter a proliferação da nova variante. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que duas doses das vacinas contra Covid-19 de Oxford-AstraZeneca e da Pfizer-BioNTech induzem poucos anticorpos neutralizantes contra a Ômicron. Isso indica um provável aumento de infecções em pessoas previamente infectadas ou totalmente vacinadas.