Manifestação do 7 de setembro foi a maior da história de São Luís

As manifestações populares realizadas no 7 de setembro de 2021 foram as maiores da história de São Luís. De forma espontânea milhares de pessoas foram às ruas da capital maranhense para protestar contra membros do Supremo Tribunal Federal, pela liberdade de expressão e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Dividida em dois momentos, as manifestações de ontem tiveram a adesão de uma parcela substancial da população maranhense.
A manifestação foi iniciada às 8 horas da manhã na Avenida Daniel de La Touche. Uma hora e meia após o início da concentração, a fila de carros se estendia por toda avenida até o bairro do Ipase em uma extensão de 5 quilômetros.
Por volta das 10 horas da manhã o comboio foi iniciado. Partindo da Avenida Daniel de La Touche em direção à Praça Maria Aragão, passando pela Avenida Litorânea, Holandeses e Marechal Castelo Branco.
Quando o comboio chegou na Praça Maria Aragão, por volta do meio-dia, ainda havia carros saindo da Havan (lugar escolhido para a concentração). Isso significa que a carreata alcançou 15 quilômetros de extensão e passa a ser a maior em participação popular da história.

Durante o trajeto e na Praça Maria Aragão não foram registrados nenhum tipo de ocorrência. A presença de crianças e idosos nos atos foi grande. A pluralidade também foi observada na representação de todos os bairros da capital maranhense.
Apesar de anunciada, a manifestação não contou com a preocupação do prefeito Eduardo Braide (Podemos). Não haviam lixeiras e nem guardas de trânsito no lugar. Vale ressaltar que Braide também não fez qualquer menção ao 7 de setembro em suas redes sociais. Fato que gerou certo mal-estar entre os presentes, uma vez que a grande popularidade do prefeito alcançada com a vacinação só foi possível graças ao empenho do governador Jair Bolsonaro em aumentar o número de imunizantes para a capital maranhense após o risco de proliferação da chamada cepa indiana.

PODERIA TER SIDO MAIOR
A desorganização e o completo desprezo da Prefeitura de São Luís em relação ao trânsito na Praça Maria Aragão impediram que a participação no comboio tivesse um final ainda mais. A escolha do trajeto pela Avenida Litorânea (que sempre tem trânsito travado em feriados) fez com que as pessoas passassem horas dentro dos carros. Ao chegar na praça, apesar da grande oferta de estacionamentos no entorno, as pessoas ficaram perdidas e muitas delas optaram por desistir e dispersar.
Ao invés de fazerem a opção pelo ordenamento da situação no trânsito para garantir um ajuntamento maior de pessoas na praça, os organizadores preferiram falar quando a fila de veículos ainda estava no seu auge. Resultado: falaram para menos de 10% do povo que participava do ato.
Cinco horas após a partida da Havan ainda foram registrados veículos chegando na Praça Maria Aragão.
Se a organização tivesse optado por uma rota menos travada e tivesse exigido do prefeito Eduardo Braide que não desprezasse o evento e promovesse o ordenamento do trânsito no lugar, além da maior carreata e da maior manifestação popular da história, São Luís também teria visto o maior ajuntamento de pessoas em um ato político de todos os tempos.
VEJA TAMBÉM
- Braide reage à violência no transporte público de São Luís
- Ciganos assassinam um homem com vários tiros no MA
- Foro privilegiado de defensores públicos no Maranhão é anulado
- Após pandemia, PIB cresce 1,5% no 1º trimestre de 2022
- Auxílio Brasil começa a ser pago nesta quarta; veja quem recebe
- Bolsonaro reage e processa Alexandre de Moraes por abuso de autoridade
Apesar de tudo foi muito lindo ver o maranhense demonstrando seu descontentamento com a atual situação politica do País, cheia de politicos vagabundos e descompromissados com o bem estar do brasileiro.
Maior manifestação ? E a manifestação de junho de 2013 ? Eu acho é graça ! Cheio de gente comprada e de políticos kkkkkk.
Fiasco !
Falou o covardão que não tem coragem de se mostrar. Típico black bloc.
PEGAR MEU IP FILHA E MANDA A POLÍCIA AQUI. NÃO É ASSIM QUE VOCÊS AMEAÇAM ?
Quem faz isso é o stf. E calma santa, depois tu sentas.
Burro pra ‘caraio’.
As manifestações do dia 7 de setembro tiveram 15 quilômetros de extensão. Sabe fazer conta não?
Esses caras, além de covardes, são tapados demais. É querer muito que saibam somar. A doutrinação nos colégios do governo e uma dieta baseada em pão com mortadela deixou só mesmo, muito mal, um neurônio para gritar fora para qualquer um que não for do pt.
15 KM ? KKKKKKK FAÇA-ME FAVOR ! FAKE TOTAL
CHORA PETISTA, EU ESTIVE LÁ E DE GRAÇA, SEMPRE ESTAREI POIS NÃO SOU COVARDE!
Você é apenas um esquerdista imundo. Vai ficar retrucando qualquer coisa. Além de covarde, é bobão. Foi a maior e te prepara para a segunda, que vai ser maior ainda.
Cara não adianta me xingar do que vocês quiserem aqui. Na manifestação de vocês, gado, não batia o número de 15 mil pessoas, como foi em junho de 2013. Décio Pinheiro com certeza foi pra manifestação de ontem sendo o gado idiota que é. Agora em 2013 ele e os outros acéfalos estavam escondidos debaixo da cama ou encolhidos no colo da mamãe ou do papai.
Quando ver o povo de verde na rua se caga de medo !
Eu estive lá e pude constatar que o relato do Linhares está corretíssimo. Eu estava ainda na Rua Mário Andreazza quando tinha gente na carreata no final da Litorânea, na Ponta do Farol.
Constatação: foi gigante!!!
A população de São Luís deu uma aula de patriotismo, de amor à liberdade de expressão e de revolta contra a ditadura do STF.
ISSO NÃO SER PATRIOTA, ISSO É SER CONIVENTE COM ATOS CRIMINOSOS !
ISSO NÃO É SER PATRIOTA, ISSO É SER CONIVENTE COM ATOS CRIMINOSOS !
Infelizmente a grande imprensa local não mostrou quão grande foi a manifestação.
Foi histórico, mas a imprensa parcial quer esconder isso da população. Lamentável!!
Bom dia. Foi a maior manifestação livre e gratuita já vista na capital c ctza. Qdo eu estava na praça do Pescador ainda haviam carros na frente da HAVAN. Incrível o que se viu ontem no país !!!!