Fotos e vídeos comprovam ampla adesão popular e nascimento da direita conservadora no Maranhão durante atos em protesto contra STF e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro

A participação popular dos maranhenses nas manifestações 7 de setembro não ficaram restritas à capital maranhense. Levantamento de vídeos e fotos mostram que pelo menos 50 cidades aderiram aos protestos contra membros do Supremo Tribunal Federal e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Em todas as regiões do Maranhão foram registradas manifestações. Na maioria delas, os participantes fizeram a opção por motociatas, caso de Pedreiras que registrou um dos maiores atos do estado.

Em Imperatriz e Açailândia foram registradas as maiores manifestações após São Luís. Em Anajatuba o ato do 7 de setembro se deu por uma cavalgada pela cidade. Em São Domingos do Azeitão, colheitadeiras com bandeiras do Brasil fizeram um grande corredor. Alguns locais como Morros e Mirador não registraram grandes concentrações de pessoas, mas também garantiram a participação.

Um dos organizadores dos atos no estado, o Coronel Monteiro, afirmou que gravou vídeos de convocação para atos em mais de 60 cidades. “Fomos muito acionados para apoiar na divulgação. Gravei mais de 60 vídeos convocando os patriotas. Felizmente tudo aconteceu bem”, explicou.

DIREITA PRESENTE

Apesar do caráter político, as manifestações no estado que aconteceram sem qualquer incentivo de políticos ou partidos. As tradicionais distribuições de gasolina em carreatas no interior não aconteceram, bem como a distribuição de “incentivo$”.

A grandeza dos atos em São Luís, Imperatriz e Açailândia e a adesão pelo interior do estado revelam que o 7 de setembro de 2021 pode, para fins de registro histórico, ser considerado o dia do nascimento do movimento conservador no Maranhão.  

Foram registrados protestos em:

Açailândia, Apicum-Açu, Anajatuba, Arari, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Conceição de Lago Açu, Lago da Pedra, Mirador, Morros, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Poção de Pedras, Santa Helena, Santa Inês, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Luís, São Mateus, São Pedro dos Crentes, Timon, Tuntum, Turilândia, Tutóia, Vargem Grande e Vitória do Mearim.