Encontro acontecerá na Praça Maria Aragão durante a manhã. Manifestação familiar deve ser marcada por protestos contra os avanços ditatoriais de membros do Supremo Tribunal Federal contra conservadores.

A Praça Maria Aragão foi escolhida como palco para as manifestações de 7 de setembro em São Luís. O anúncio foi feito pelo coordenador do movimento Endireita Maranhão, Coronel Monteiro, neste fim de semana. A manifestação deve acontecer pela manhã e a organização prevê um movimento pacífico de confraternização entre simpatizantes, famílias e militantes conservadores do Maranhão.

Marcadas para todo o Brasil, as manifestações têm como objetivo festejar o Dia da Independência do Brasil, além de protestar contra o avanço de membros do Supremo Tribunal Federal contra a democracia. No Maranhão, especificamente, os manifestantes também pretendem levar faixas pedindo a cassação do governador Flávio Dino.

O governador é réu em processos na Justiça Eleitoral em relação a possíveis crimes cometidos por sua chapa nas eleições de 2018, quando foi reeleito.

Nas últimas semanas, ações dos ministros Alexandre de Moraes e Roberto Barroso colocaram em risco a democracia no país. Alexandre de Moraes é responsável pela prisão de jornalistas e políticos. Além disso, o ministro avança contra conservadores nas redes sociais. Promotor, investigador e juiz do inquérito das “fake news”, Moraes comanda a maior ação contra a liberdade de expressão das últimas décadas no país.

Já o ativismo político do ministro Roberto Barroso ficou escancarado durante sua atuação no processo que resultou na derrota do voto impresso na Câmara Federal. Mesmo proibido pela Constituição, o ministro entrou de cabeça nas discussões, que deveriam ser limitadas e deputados e senadores, fazendo pressão e usando recursos do Tribunal Superior Eleitoral em uma campanha contra o voto impresso.

MOTOCIATA

Além da manifestação na Maria Aragão, o 7 de setembro também deve ser a data da primeira motociata do Maranhão. O comboio terá como ponto de concentração a loja Havan, na Avenida Daniel de La Touche às 8h da manhã. Após a concentração, o comboio deve seguir por avenidas de São Luís até a Praça Maria Aragão, onde deve se juntar aos demais manifestantes às 11h da manhã.