Aeroporto de Barreirinhas deve impulsionar desenvolvimento na região.

Nesta segunda (16), por meio da Maranhão Parcerias – MAPA e das Secretarias de Indústria e Comércio (Seinc), Turismo (Setur) e Infraestrutura (Sinfra), ocorreu reunião para definir o futuro do aeroporto de Barreirinhas. Na ocasião foi lançado o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, instrumento por meio do qual interessados apresentarão propostas para modelagem de concessão do aeroporto.

O encontro aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque. Participaram do lançamento, o subsecretário de Estado de Indústria e Comércio, Expedito Rodrigues; o subsecretário de Estado de Infraestrutura, Joel Alves; o secretário de Turismo do Estado do Maranhão, Catulé Junior; e o presidente da Maranhão Parcerias – MAPA, Antonio Nunes; além de gestores de aeroportos nacionais e internacionais. “As expectativas são animadoras diante do interesse demostrado pelas empresas do segmento em participar do processo.

Elas terão até 15 de setembro para requerer autorização para participar do PMI. Após esta data, a MAPA terá cinco dias para divulgar as empresas autorizadas, que terão 30 dias para apresentar os seus estudos. A data prevista para a conclusão de todas essas etapas é 20 de outubro”, frisou Nunes.

Segundo o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, o aeroporto é fundamental para o estímulo e fomento do turismo na região. “A cidade, que faz parte do polo turístico Lençóis Maranhenses, tem recebido intenso fluxo de visitantes nos últimos anos. Com as obras na região como entrada da cidade, pavimentação, urbanização e melhoria dos serviços, temos certeza que vamos receber ainda melhor os turistas e desenvolver a economia local”, pontuou o secretário.

O subsecretário de Indústria e Comércio, Expedido Rodrigues, ressaltou a importância da gestão do aeroporto por empresas especializadas. “O aeroporto é um vetor, a porta de entrada do mundo para os Lençóis. A Seinc vem fazendo uma série de intervenções, mas entendemos que a administração não é para o Governo. Por isso, é extremamente importante esse passo que a MAPA está dando hoje, com o PMI que irá chamar atenção de empresas que tem expertise nesse mercado e que possam administrar e fazer a gestão daquele equipamento, tornando-o útil para o Maranhão, Brasil e o mundo”, afirmou.

Sobre o aeroporto Com investimento superior a R$ 9 milhões, a obra do Aeroporto de Barreirinhas é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O Terminal de Passageiros dispõe de espaço para embarque, desembarque, banheiros no primeiro e segundo pavimento, incluindo instalações próprias para pessoas com deficiência física, saguão, área de exposição, lojas e um anexo para área administrativa. A capacidade é de pouso e decolagem para aeronaves do modelo A319 com até 120 passageiros. Já o terminal terá capacidade para atender 300 pessoas por dia.

Sobre o PMI

Os interessados em apresentar estudos no PMI podem acessar o edital disponível no site https://mapa.ma.gov.br e submeter pedido de autorização, conforme descrito no documento até o dia 16 de setembro. Após a data, no prazo de cinco dias, a MAPA publicará o deferimento dos pedidos de autorização para que o procedimento prossiga conforme os termos de edital. Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o processo, os interessados poderão entrar em contato com a MAPA, por meio do endereço eletrônico: [email protected]