Mais uma vez o mercado registrou comportamento favorável através de vacinação, recuperação do Produto Interno Bruto e valorização das commodities

Nesta segunda-feira, o Ibovespa fechou em alta, a oitava consecutiva do índice, se aproximando da marca de nove dias positivos seguidos durante os dias de 14 e 26 de fevereiro de 2018.

Esse comportamento favorável foi incentivado por bancos como Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC3; BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4), encobrindo o comportamento inverso de blues chips atreladas a commodities como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4). Declarações do parlamentar Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, o qual externou o interesse na aprovação de um novo programa social em substituição ao Bolsa Família, assim como o ideal seria nao postergar os pagamentos do auxílio emergencial, impulsionaram a Bolsa.

O deputado Federal também sinalizou sobre as reformas, alegando que deseja que o governo apresente um “kit completo” sobre a reforma tributária para que ele possa estabelecer o quadro e começar a tramitação do projeto de lei que dá origem a CBS — único trecho da proposta que unifica PIS e Cofins que já foi encaminhado pelo governo. Arthur Lira afirmou que irá se encontrar com Rodrigo Pacheco novamente nesta semana para começar tramitação das propostas.

Simultaneamente, no mercado internacional, as bolsas encerraram o pregão entre ganhos e perdas devido a insegurança sobre como as gigantes de tecnologia irão reagir ao novo imposto corporativo global mínimo autorizado pelos países do G7. Inclusive, as importações da China em dólares aumentaram 51,1% em maio sobre o ano de 2020 em, já as exportações subiram 27,9% no mês em comparação com o ano passado em dólares.

Nos Estados Unidos, após o Relatório de Emprego mostrar a criação de 559 mil novos postos de trabalho em maio, os investidores ficaram atentos aos índices de inflação. O número de empregos criados, apesar de ter sido menor que os 650 mil preconcebidos pelos economistas, ainda assim, foi muito forte e a estabilidade nos ganhos por hora trabalhada retira parte das preocupações com a pressão inflacionária, cujo Índice de Preços ao Consumidor relativo a maio será divulgado nesta quinta-feira.

“Estamos em um cenário ideal para o mercado de renda variável, nem tão quente e nem tão frio, pois a economia americana está caminhando em direção ao pleno emprego, mas com espaço ainda para a política monetária do Federal Reserve continuar acomodativa”, considerou Roberto Attuch, CEO da Ohmresearch.