O “Alemão” Cláudio Vaz estava internado há algumas semanas em hospital de São Luís e faleceu nesta terça (29) por complicações causadas pela Covid

O criador dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) faleceu por complicações do novo coronavírus. O professor Cláudio Vaz deixa seis filhos e morre aos 86 anos.

Cláudio Antônio Vaz dos Santos nasceu em São Luís, no dia 24 de dezembro de 1935, foi atleta de atletismo, futebol, futsal, basquete, volei e natação. O “Alemão”, como era conhecido, escreveu seu nome na história do esporte no Maranhão ao criar JEMs, em 1973.

Dois anos antes, Cláudio Vaz foi nomeado coordenador do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação da Secretaria de Educação e Cultura (DEFER-SEC) de 1971. A partir disso, reorganizou o esporte e a Educação Física do Maranhão, implementando escolinhas de esportes no Ginásio Costa Rodrigues, cujo funcionamento durava quase 24h por dia, com atividades de diversas modalidades.

Em 1971, Cláudio Vaz instituiu o Festival Esportivo da Juventude (FEJ), que logo daria início aos Jogos Estudantis Maranhenses (JEMs).