Cadastrados no CadÚnico sem fonte de renda já estão inscritos, podendo receber o vale no PROCON, Restaurantes Populares, Escolas Estaduais e CRAS

Um Termo de Pactuação Técnica para o programa Vale Gás foi assinado por Erlanio Xavier, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), e Márcio Honaiser, secretário Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Vale Gás é um programa social criado pelo Governo do Estado para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus e vai beneficiar 115 mil pessoas com tíquetes para a compra de gás de cozinha. Com o pacto entre Famem e Sedes, será viabilizada de forma eficaz a logística do programa para que maranhenses em situação de vulnerabilidade social e econômica tenham acesso ao benefício, além de auxiliar a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

O benefício será concedido com base naqueles que estão com o cadastro atualizado nos últimos dois anos no CadÚnico e não tem nenhuma fonte de renda, sendo inscritos automaticamente. As famílias inscritas no CadÚnico receberão um vale que será trocado nas distribuidoras credenciadas, necessitando ter o botijão para levar a recarga do gás. Entre os locais que os beneficiários poderão receber o vale gás estão os restaurantes populares, escolas estaduais, unidades do VIVA/PROCON e CRAS.

“Eu quero agradecer o secretário Márcio Honaiser o governador Flávio Dino pela parceria com os municípios maranhenses. É muito importante essa parceria neste momento que o mundo está atravessando. Só quem ganha com essa parceria entre o governo e as prefeituras a população que mais precisa”, disse Erlanio Xavier.

Conforme o termo, os gestores do Programa Vale Gás nas cidades serãos os secretários municipais de Assistência Social, secretários estes que designarão servidores para atuarem como coodenadores municipais do programa social. O site do Vale Gás com todas as informações e os nomes dos contemplados estará no ar na próxima quinta-feira (13). As estregas dos tíquetes serão realizadas no próximo dia 19.

“Eu agradeço ao presidente Erlanio em nome de todos os prefeitos e prefeitas do Maranhão para fazer o benefício chegar na ponta pra quem mais precisa. É com parceria que vamos conseguir melhorar a situação do nosso povo, ainda mais de quem mais precisa. O Vale Gás a partir da semana que vem vai ser uma realidade aqui no Maranhão”, endossou Márcio Honaiser.