Disputa pelo posto de vice na chapa governista em 2022 seria motivo do racha entre comunistas. Clima na campanha do PCdoB em São Luís é tenso

A ausência do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) no debate realizado pela Band e TV UFMA pode indicar um racha na campanha do comunista Rubens Pereira Jr.

Nos últimos anos a figura de Jerry, uma espécie de eminência parda no PCdoB, era onipresente em eventos desta natureza. Além deste fato, a ausência na campanha de Rubens também é vista como indício do racha entre os dois.

Integrantes e simpatizantes confidenciaram que os dois andam em rota de colisão deste antes do pleito. A razão? O posto de vice na chapa governista em 2022.

Especula-se que uma atuação razoável de Rubens Jr possa alçá-lo ao posto de segundo nome no PCdoB, desbancando Márcio Jerry. Este seria o motivo de Rubens Jr insistir a todo custo na candidatura mesmo quando todos os números lhe são desfavoráveis. O jovem candidato estaria muito mais disposto a ascender politicamente como liderança do que em vencer a eleição propriamente.

Sabedor da estratégia, Jerry tentou impedir, sem êxito, a candidatura de Rubens Jr a prefeito de São Luís. Para apaziguar os ânimos, Jerry foi colocado em um ilustrativo cargo de “coordenador de campanha”. Ilustrativo porque é de conhecimento público o fato de Rubens Pereira, pai de Rubens Jr e tutor da carreira política do filho, ser o verdadeiro capitão da campanha.

Em 2016 Rubens Jr já havia demonstrado sua predisposição a independência após manifestar, contra a vontade de Jerry, apoio a Eduardo Braide no 2º turno das eleições em São Luís.

A origem do possível racha entre os dois teria sido instaurada naquele ano.

A assessoria do deputado federal Márcio Jerry entrou em contato com o blog e negou o desentendimento entre os dois. O deputado usou suas redes sociais para desmentir a matéria, sem negar os fatos que sustentam a indicação do racha. Em relação a ausência no debate, o secretário afirmou que estava em viagem para outro compromisso em Olho D’água das Cunhãs

Matéria atualizada às 12:08 do dia 3 de outubro.