O Ministério Público do Maranhão, por meio dos Centros de Apoios Operacionais dos Direitos Humanos e da Infância e Juventude está promovendo campanhas de arrecadação de doações para ajudar instituições filantrópicas. O MPMA também participa, por meio da Seção de Saúde Funcional, do Setembro Dourado, iniciativa voltada à conscientização sobre o câncer infantojuvenil, tendo em vista o diagnóstico precoce da doença.

A Campanha Setembro Dourado está arrecadando alimentos; itens de cama, mesa e banho; materiais para curativos; e objetos descartáveis, como copos, pratos de refeição, colheres e guardanapos. As doações serão encaminhadas para o ‘Projeto Amiguinhos da Letícia´, que realizará as distribuições dos itens para instituições que apoiam crianças com câncer e seus familiares. As doações podem ser realizadas na Seção de Saúde Funcional da Procuradoria Geral de Justiça até o dia 30 de setembro.

Rede do Bem

Até o final do mês de setembro, será realizada, através do CAOP/DH, coordenado pela promotora de justiça Cristiane Lago, a Campanha Troca do Bem. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis e kits de higiene pessoal para instituições filantrópicas cadastradas no Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. As caixas para o depósito das doações estão localizadas no Centro Cultural do Ministério Público, na Procuradoria Geral de Justiça, nas sedes das Promotorias da Capital, no Fórum Desembargador Sarney Costa, na Assembleia Legislativa, no Instituto Ruy Palhano e na Clínica Estância Bela Vista. No ato da doação, pode ser retirada uma máscara de proteção individual.

Para o Dia das Crianças, o CAOP/Infância e Juventude, coordenado pelo promotor de justiça Sandro Carvalho Lobato, está promovendo o projeto Proteger, Acolher e Amar, com o objetivo de arrecadar roupas, brinquedos, livros infantis, revistas em quadrinhos e alimentos para instituições de acolhimento infantil, que serão indicadas pelo referido CAOP. As coletas começaram na segunda quinzena do mês de agosto e irão até o dia 7 de outubro. As doações podem ser realizadas nos locais indicados na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no prédio das Promotorias da Capital, no Centro Cultural do MPMA e na Associação do Ministério Público do Maranhão.