Natalino Salgado foi nomeado por Jair Bolsonaro reitor da universidade. Posse deve ser no dia 11 de novembro

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), seguiu decisão da lista tríplice e decidiu nomear o professor doutor Natalino Salgado para o comando da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A decisão de Bolsonaro respeita o ambiente democrático na universidade e põe fim a meses de especulação sobre a nomeação do novo reitor daquela universidade.

Considerado o melhor reitor da história da universidade quando assumiu a reitoria entre 2007 e 2015, Natalino foi escolhido por cerca de 60% dos votantes nas eleições deste ano.

Apesar da vitória aparentemente fácil mostrada pelos números, Natalino foi alvo de uma grande campanha de difamação comandada por setores da esquerda da universidade. Durante todo o pleito o professor foi alvo de ataques pessoais e sequentes tentativas de judicializar o pleito.

Após a vitória esmagadora, as relações institucionais mantidas com o MEC, na época comandado por Fernando Haddad, chegaram a ser utilizadas como forma de desabonar Natalino Salgado perante o presidente.  

Natalino assume o posto de reitor no dia 11 de novembro e terá como missão a reconstrução da estrutura universitária destruída pela gestão de Nair Portela. A gestão de Nair afundou a UFMA em uma de suas piores crises de todos os tempos.